quinta-feira, 2 de junho de 2011

INFORME SOBRE A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES E ESTUDANTES DO DCH, CAMPUS IV DA UNEB NO PROTESTO DO DIA 31 DE MAIO DE 2011

No dia 31 de maio de 2011, ocorreu o Ato de Protesto Unificado dos professores, estudantes e funcionários da UESB, UNEB, UESC e UEFS na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. O referido evento foi iniciado às 10hs e contou com a participação de muitos professores e estudantes das referidas instituições e com os representantes das Associações de Funcionários da. O protesto contou também com a participação de um Trio de Forró. Muitos professores portavam bandeiras da ADUNEB, ADUFS, ADUSB, ADUSC, ANDES e faixas e cartazes contendo frases de protesto. Alguns portavam pandeiros e tamborins. Do DCH, Campus IV estavam presentes:

· Colegiado de História: Julice, Mariza, Júlia, Jackson, Moisés, Jaime, Joelma, Woshington, Valter, Eliene e Carmélia;

· Colegiado de Educação Física: Sales, Elmo, Ângelo, Salomão, Rafael, Itamar, Manuela e Fábio.

· Colegiado de Vernáculas: Antenor, Rúbia, Jane, Adriano, Barbára.

· Colegiado de Inglês: Thaís, Roberto e Arnon.

· Colegiado de Geografia: Dolores e Marcone.

· Colegiado de Direito: Sander e Urbano.

Professores que já atuaram no Campus IV também marcaram presença, a saber: Joãozinho Novais (UNEB Eunápolis), Paulo Garcia (UNEB Alagoinhas), Alan Sampaio (UNEB Salvador), Luiz Henrique (UESC) e Tupiniquim (UNEB Teixeira de Freitas).

O evento contou com a presença super especial dos estudantes Milena, Amanda, Edson, Cassiano, Dhione, Francisco Liborio, Gabriel, Adrielle, Taíse, Edivonha, Yane e Lidiane. Peço desculpas antecipadamente se esqueci o nome de alguém.

O ato na Assembleia Legislativa da Bahia teve três momentos: primeiro a apresentação do Trio de Forró na entrada e no primeiro nível do prédio. Os manifestantes protestaram de modo pacífico cantando, dançando e proclamando frases de protesto. No segundo momento todos os manifestantes seguiram para o 2º pavimento e foi instalado o acampamento como segunda ação do Ato. O terceiro momento se desdobrou com o debate e séries de reuniões entre o Fórum das Associações de Docentes das Universidades Estaduais, dos respectivos comandos de greve das associações e dos representantes estudantes.

No início da tarde alguns manifestantes retornaram para a entrada da Assembleia Legislativa e discursaram sobre o não pagamento dos salários, o Decreto 12583, da Cláusula da Mordaça, a incorporação da CET e fizeram muitas críticas ao modo como os representantes do Governo do Estado da Bahia tem atuado durante todo o processo de negociação.

DESTAQUE 1

Parabéns para todos os colegas e estudantes do Campus IV. A contribuição de cada um e a presença deu um brilho especial ao Ato. A ideia de Roberto Bueno de usar durante o protesto faixas de tecido como se fossem mordaças foi maravilhosa. Os colegas dos outros departamento acolheram a idea.

Alguns colegas usaram chapéus coloridos como Júlia, Claúdia e Salomão. Tal fato deu um colorido todo especial.

DESTAQUE 2

Durante o processo de construção das articulações para o dia de hoje participei junto com o professor Sander de uma reunião com os assessores jurídicos da ADUNEB (Moisés) e ADUSB (Eric). Depois da referida reunião Sander passou a fazer parte da Comissão Jurídica dos Comandos de Greve que foi instalada ontem. Só tenho uma coisa a dizer: dentre as coisas boas que ocorreram ontem uma das melhores foi o fato de Sander passar a fazer parte das articulações políticas e do planejamento da assessoria jurídica. Sempre soube que ele era uma pessoa comprometida politicamente com os ideais que defende e que é um bom professor. Como advogado ele deu um show. Ações planejadas e debatidas ontem concretizaram-se ao longo do dia de hoje.

Sander muito obrigada por sua participação. Você está de parabéns.

DESTAQUE 3

Ontem pensei mito sobre o que vi e ouvi no protesto; o movimento docente precisa repensar o modelo de planejamento das ações e os discursos para garantir mais força e poder de barganha. Pretendo indicar na próxima assembleia que a ADUNEB deve contratar um assessor político que atue também como articulista. Depois da greve vou propor também um debate sobre a tarefa da assessoria jurídica da ADUNEB.

Acredito que a Assessoria Jurídica atual poderia ter orientado em relação ao período de 48 hs para entrarmos em greve e ao funcionamento de 30 % dos serviços da universidade. Na UESB a palavra final sobre o cumprimento das 48 horas foi dada pelo assessor jurídico da ADUSB que estava presente durante a assembleia que deflagrou a greve na UESB.

É necessário diante do Governo atual mais pragmatismo e organização. O Governo do estado balançou com a nossa mobilização.


DESTAQUE 4

Vi ontem de modo muito claro o desgaste físico dos professores dos comandos de greve. Desde o dia 26 de abril a jornada deles não tem recesso. Precisamos mais do que nunca nesta reta final dá apoio aos colegas do nosso comando. Na próxima assembleia gostaria que nós nos reuníssemos antes para trocar algumas idéias, inclusive sobre o processo de construção da saída da greve e retomada do trabalho. Não sei se tenho o direito de pedir algo depois de todo empenho e esforço para a mobilização do dia 31. Mas vamos lá: a próxima assembleia será muito importante. Todos devemos nos empenhar para está participar com o coração, a mente e todo o resto.

Desculpe a extensão da mensagem.

Um abraço,

Julice

Nenhum comentário:

Postar um comentário